Depressão

Depressão é uma doença cônica e recorrente devido produzir alterações de estado de humor afetando profundamente de forma negativa como você se pensa, sente, e age, além de produzir um forte sentimento de desesperança/perda de interesse em atividades que anteriormente eram vistas como prazerosas. Além disso, pode ocorrer em qualquer fase da vida. Seu CID 10, é o F.33).

Dessa forma, entender depressão também é um desafio, pois ainda hoje se confunde com a tristeza e luto. Sendo assim, Tristeza é quando se está triste por algo que aconteceu, mas continua existindo outros tipos de emoções juntamente. Na Depressão, é uma tristeza tão profunda que mesmo com algo prazeroso ou bom acontecer, a pessoa continuará triste. O luto, é mais natural e único para cada individuo, sendo mesmo com tristeza profunda, apresenta sentimentos mais dolorosos misturados com saudosidade pelo ante querido falecido, mas uma das coisas que se diferencia, é que sua autoestima é mantida.


Sintomas:

Pessoas com esse transtorno possuem sintomas variados relacionados a problemas baixa capacidade cognitiva, intensa amargura, fadiga, variedades emocionais e físicas, assim como autoestima baixa, excesso de culpabilidade, pouco apetite (provocando alteração do peso), alteração da libido, problemas de sono (insônia ou sonolência excessiva), dificuldades de concentração, ideias suicida (pensamentos recorrentes de suicídio ou morte) e desencanto pelas coisas.

Apesar disso, muitos ainda hoje confundem a depressão quando estão tristes, e é um dos problemas mais preocupantes. Pois existe a tristeza patológica (depressão maior) e a transitória (estado de humor baixo devido acontecimentos ruins e desagradáveis, mas logo encontram soluções para supera-las).

Existem 4 tipos de depressão segundo o DSM V, os quais seriam o Transtorno depressivo Persistente (longa duração); Transtorno Bipolar tipo 1 (alteração de humor causada episódios de depressão e euforia); Transtorno bipolar tipo 2 (alteração de humor causada por episódios depressivos e hipomaníacos); Depressão pós-parto (depressão advinda após o parto).

Causas:

Existem diversas causas, entre elas as genéticas provocadas a disfunção bioquímica do cérebro, oscilação hormonal (mulheres), antecedentes familiares, acontecimentos traumáticos, estresse, baixa autoestima, negligencia, consumo de drogas, abuso e medicamentos psicoativos.

Tratamento:

Seu tratamento exige que seja de acompanhamento medico e psicológico, mesmo em quadros leves. Em casos mais graves, é indicado o uso de antidepressivos por serem mais rápidos em crises. Além disso, exercícios físicos e aeróbicos, tem grandes comprovações de eficácia quando são trabalhados junto com os tratamentos citados anteriormente. A depressão tem cura, mas precisa sempre observar para evitar novos quadros depressivos.

Texto sobre depressão baseado pelos relatos de Tati Oshiro.

Depressão é ver amigos, familiares e conhecidos e dando grandes passos em suas vidas, enquanto fica sempre acreditando estar pra trás, sendo esquecido, não somente por todos, mas consigo mesmo.

Depressão é ver seus amigos construindo uma vida, tendo filhos, se casando, mostrando viagens, boa vida no Instagram, comprando apartamentos, iniciando uma carreira, passando em concursos, mas sempre vivendo no espetáculo dessas histórias. É ter a certeza de que está sozinho e não mais o sentimento.

Depressão é o não poder dizer também, pois é muito mais fácil aceitar e dizer que algo no próprio corpo dói do que sua cabeça, seu cérebro. É muito mais fácil as pessoas imaginarem a dor que se tem em um braço do que a dor que se tem de se sentir sozinho. Por isso, é mais fácil disfarçar, dizer que ta tudo bem, porque pedir ajuda e saber que pouco tempo depois a pessoa vai embora é cansativo demais. Então mesmo quando está tudo bem, o sofrimento pode existir.

Depressão, não é estar triste quando algo não anda bem. Como o fim de um relacionamento, a perda de algo ou uma reprovação, por exemplo. Depressão, é estar triste mesmo quando tudo na sua vida vai bem. É passar a ter medo de como as pessoas vão lhe ver como realmente é, e não mais por qualquer outra coisa. É passar a ter medo de si mesmo, de se sentir sem saída, sem forças e sem uma luz no fim do túnel. Por isso a morte é sempre vista como uma opção, apesar de saber no fim que não é a melhor, porém a mais prática.

Depressão é o medo de ser desaprovado, é a vergonha de ser mal visto, é sentir os cochichos nos corredores descrevendo o quão fraco é. E isso só impede de procurar ajuda, fazendo com que guarde sempre pra si essa dor, e mesmo sabendo que é justamente isso que te mantém na cama todos os dias, você guarda porque acredita que não importa o quanto se esforce. . “Vivemos em um mundo onde, quando alguém quebra um braço, todo mundo corre para assinar no gesso. Mas a pessoa tem depressão, todo mundo foge”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *