Transtorno de Sono-Vigília

O sono é um estado fisiológico decorrente da atividade de várias estruturas cerebrais envolvendo mecanismos complexos. Sua boa qualidade propicia ao individuo uma qualidade de vida de forma geral por promover o melhor funcionamento adequado do sistema nervoso devido as conexões neurais. Entretanto, diversos problemas podem ser desencadeados, caso exista alguma alteração nos mecanismos do sono. Para se ter ideia, em crianças e os adolescentes, é a partir do sono que ocorre a liberação do hormônio de crescimento. Uma má qualidade de sono pode provocar nos indivíduos quadros de transtorno de humor.

As atividades cerebrais registram 5 tipos de estágios do leve ou mais profundo durante o sono. Os 4 primeiros são chamados de NREM (movimentos oculares não rápidos) e o quinto é o sono REM, aquele sono mais profundo.

Sabe-se que devido a sociedade reflete muito de seus anseios e o sono é entre os primeiros a sofrer alterações que podem intensificaram a forma de lidar/estar em sociedade. Com isso, pode ser visto que as queixas de sonolência diurna se intensificaram devido os novos hábitos da contemporaneidade, assim como o uso de tecnologia e internet intensamente inseridos em nosso cotidiano, fazendo-nos precisar de mais tempo para terminar um trabalho, conversar com amigos, postar algo importante, etc. Ou seja, estamos dormindo menos e criando novas necessidades diferentes em relação ao sono, pois hoje é mais necessário cumprir com meus deveres do que as minhas horas absolutas de absolutas (7 e 8 horas de sono). Assim, passam a existir diversos outros Transtornos de Sono que podem ocorrem exatamente pela má qualidade de sono. Entre eles são: Transtornos Primários do Sono; Transtorno do Sono induzido por substância; Transtorno do Sono devido à uma condição médica geral Transtornos do Sono relacionado a outro transtorno mental.

O tratamento da TS vai depender do seu tipo de origem. Mas alguns tratamentos de inicio já podem ser inseridos, como medicamentos específicos; processo de Psicoterapia para poder encontrar todos os gatilhos e pensamentos relacionados com a origem da falta de sono para juntamente ocorrer mudanças de hábitos, a começar pela higienização do sono (processo em que se retira tudo do quarto para outro lugar/cômodo que não seja para dormir, como objetos de trabalho, brigas, uso intenso do celular, etc.); retirada de substancias psicoativas, como cigarro, álcool, café, etc. antes de dormir; começar a praticar exercícios físicos para melhorar o metabolismo e produção sinapses; evitar refeições pesadas; dormir entre 7 e 8 horas de sono por noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *